Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Artesanato como paixão!

OLá, pessoal!
Hoje, refletindo sobre várias coisas e exemplos que obtive no decorrer da minha caminhada no artesanato, tive a vontade de escrever este texto e compartilhar com vocês.
Muitas artesãs que estão começando me questionam:
-Gil, tem como abandonar uma vida de escritório, uma carreira metódica, quer dizer, "sair da caixa" para ser artesã?

Depende!

Depende do quê?
Depende da sua gana e vontade de vencer, de fazer o que gosta, de imprimir amor em algo feito por você, pontinho por pontinho, processo por processo, dispensando uma energia imensa em algo confeccionado pelas suas mãos, artesanalmente.
Depende da sua capacidade criadora, de recriar, cada vez mais, peças inéditas que imprimam sua personalidade e seu jeitinho de fazer.
Depende da vontade que você tem de encarar o artesanato como algo sério, onde as pessoas te respeitem como profissional, onde as clientes te enxerguem como executora exímia de cada peça confiada à você.
Depende da capacidade de você tratar suas clientes como pessoas que carregam sonhos, seja para seus filhos ou para os projetos de profissionais que confiam no seu trabalho artesanal,de obter recompensas monetárias e de carinho por parte delas (isso com certeza nenhum dinheiro do mundo compra, a satisfação!).
Depende do sonho que você tem de vencer através do artesanato e mostrar ao mundo o seu jeitinho de fazer, por que não?
Depende da sua humildade enquanto artesã, não se achando a sabe tudo e "escondendo o ouro porque irão te copiar".
Depende da sua capacidade de mostrar para a sua família que você não está "brincando de costurar".
Depende da sua melhora interior, exteriorizando bom relacionamento interpessoal e acima de tudo respeito às suas amigas artesãs que estão no dia a dia do seu facebook ou blog, te desejando um bom dia de trabalho.
Depende do seu comprometimento em ser proativa, sendo mãe, dona de casa , ter terceiro grau e exercer um trabalho manual, por que não?
Depende de encarar cada encomenda como um desafio, aquele trabalho que dá vontade de não despachar, de ficar para você, mas sabendo que fará a alegria de quem o receber.
E, a cada dia, subir mais um degrau da vida, recebendo recadinhos fofos e feedbacks positivos de sua cliente assim que abrir sua caixa recebida.
Depende de você respeitar o trabalho alheio, de parabenizar e se alegrar com o sucesso de alguém que você carinhosamente deu uma dica, ajudou um pouquinho, elogiando aquela peça bem executada e fofa da sua colega artesã.
Compartilhe experiência, afeto, conhecimento, aprenda sempre...isso tudo não é demagogia, experimente!
A vida de enriquecimento pessoal e profissional com certeza é bem mais colorida e feliz!

Um comentário:

  1. Nossa...Seu texto falou fundo ao meu coração.Estou bem nessa fase ,começando e pensando se vou conseguir ...Na verdade , eu acredito muito que possa conseguir , que eu vou me levantar desse fundo de poço (psicologico)em que me encontro e que o artesanato em feltro vai ser o grande responsável por isso.Todas as peças que faço , faço com muito carinho , e quando ficam prontas e recebo elogios e tal fico toda boba rs. Muito obrigada pelo texto , me encorajou ainda mais :-*

    ResponderExcluir